top of page

COVID-19

Pessoas com Máscaras

COMUNICADO: COVID-19

O IFSM continua aberto, conforme recomendação da Secretaria de Saúde, procurando atender da melhor forma possível, nestas circunstâncias, os seus pacientes e familiares. A saúde mental é um setor essencial da vida humana, mais especialmente ainda em meio urbano e em situações de crise.

 

Em todo o mundo, a saúde mental da população em confinamento ou restrição vem sendo uma preocupação de médicos e psicólogos, com artigos e conferências trazendo observações e insights sobre esta situação inédita e pouco previsível.

 

No nosso caso, essa preocupação é muito maior, porque atendemos uma parcela muito mais fragilizada dessa população, assim como suas famílias.

 

Enfrentamos dilemas sérios para os quais ninguém ainda tem uma resposta única:

 

Como atender pessoas em situações de risco de descompensação mental sem, por outro lado, aumentar os riscos de contaminação viral pelo novo coronavírus, que exige o afastamento social?

 

Como não deixar desamparados nossos pacientes e suas famílias e, ao mesmo tempo, impedir esse contato interpessoal e social, tão importante para a sua recuperação e equilíbrio?

 

Nossa equipe tem se reunido física e virtualmente para discutir nossas práticas estratégias de abordagem dessas questões emergentes que estão em pauta no mundo inteiro. O planejamento é extremamente difícil e angustiante para todos, numa situação de baixa previsibilidade como esta. Mas podemos estabelecer estratégias escalonadas, com um Plano A, um Plano B e um Plano C, e ficarmos atentos às mudanças, que ocorrem todos os dias.

 

Estamos em permanente contato e interação com os pacientes e suas famílias para evitar situações de crise, cuja repercussão tem um aspecto importante de saúde pública, uma vez que pode sobrecarregar os atendimentos de urgência.

 

O estudo individualizado, caso a caso, e as formas de flexibilização de nossas práticas tem sido a tônica de nossas intervenções, mesclando o atendimento pessoal com a telemedicina, incluindo o atendimento virtual individual e o virtual em grupo, conforme as recomendações dos Conselhos federais, de Medicina e de Psicologia.

 

INFORMAÇÕES E RECOMENDAÇÕES OFICIAIS:

• ANS recomenda planos de saúde que adequem suas redes e disponibilizem atendimento on-line durante pandemia da Covid-19, utilizando recursos de tecnologia da informação e comunicação, baseada em portaria do Ministério da Saúde e nas Resoluções do CFP nº 11/2018 e nº 04/2020.

 

• MINISTÉRIO DA SAÚDE: Portaria nº 467, de 20 de março de 2020, que dispõe, em caráter excepcional e temporário, sobre as ações de Telemedicina, com o objetivo de regulamentar e operacionalizar as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional previstas no art. 3º da Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, decorrente da epidemia de COVID-19.

bottom of page